Header Ads


CORPOS NEGROS | GOVERNO VAI IMPLANTAR NOVA LEI PARA NEGROS

O sistema que Sergio Moro quer incorporar no processo penal brasileiro prenderá mais negros. 
O “plea bargain”, como é conhecido nos EUA, o país que mais prende no mundo, consiste em acordo entre a promotoria e o réu. Lá, a principal critica é que o acusado, com receio de responder por crime mais grave, se sente pressionado a aceitar o acordo mesmo sem ser culpado. Não à toa, 90% dos casos acabam com o acusado aceitando uma pena menor em troca de se declarar culpado. Isso mesmo, a grande maioria dos presos não tiveram ampla defesa, direito do contraditório, e uma série de direitos fundamentais no processo penal. Ainda assim, naquele país existe um sistema de freios, pois os promotores são eleitos, tendo o mínimo de representatividade da população no judiciário.


No Brasil, onde a população negra declarada chega a 52%, não é possível ver essa representação nos promotores de justiça, pois aqueles que serão responsáveis pelos acordos, caso o sistema proposto por Moro seja implementado, são concursados. Existe uma dificuldade de conseguir dados a nível nacional sobre o recorte racial nas carreiras do judiciário, porém uma pesquisa feito pelo Ministério Público de São Paulo no final de 2015, apontava que 93% dos promotores no seu quadro se declaravam brancos. O sistema apontado por Sergio Moro pretende que negros e negras sequer tenham direito ao devido processo legal, mas que fiquem a mercê de promotores descomprometidos com a realidade brasileira.

Não bastasse termos a terceira maior população carcerária do mundo, com 65% composta por homens e mulheres negros, quase metade sem condenação, vítimas de uma estrutura genocida que tem como braço central a guerra às drogas, o atual Ministro da Justiça pretende se espelhar em um dos poucos países que prendem mais que o Brasil, e assim intensificar o encarceramento e controle sobre corpos negros. MIDIA NINJA – PA
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
A partir da próxima segunda-feira começamos a publicar um novo Jornal semanal, que trará aos leitores o conteúdo mais importante produzido por nossa equipe no Pará.
Sem custo nenhum você terá o conteúdo de um jornal que está sendo referência, pautado numa clara vocação de defesa da democracia plural. As mudanças no país e as novas perspectivas no estado exigem um jornalismo de qualidade e um olhar cada vez mais vigilante e propositivo.





Nenhum comentário

SEJA BEM VINDO! FAÇA SEU COMENTÁRIO.